Caia na folia com responsabilidade

Caia na folia de forma saudável no Carnaval2016! O feriado chega mais cedo este ano, no dia 9 de fevereiro, terça-feira. Milhões de brasileiros já estão prontos para uma maratona de festa, diversão, blocos de rua, trios elétricos e samba no pé. Assim, para aproveitar todos os dias com saúde e disposição, é preciso tomar alguns cuidados, não importa se o palco da sua folia será as ruas da sua cidade, a praia ou até mesmo o campo, longe de toda a agitação.

Aids 1

Prepare-se!

» Antes de tudo, escolha roupas leves e sapatos confortáveis. Nessa época do ano, o calor é grande e andar longas distâncias sob o sol com roupas inadequadas pode ser cruel.

»Hidrate-se bem e faça uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa para ter bastante energia na hora da folia. É adepto da prática do “isoporzinho”? Então aproveite para levar consigo frutas, sucos naturais, castanhas, ou outro lanche saudável preparado por você.

» Antes sair de casa, aplique filtro solar, essencial para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce e as queimaduras solares. Para garantir uma proteção adequada, escolha um produto com fator de proteção de, no mínimo 30, e não se esqueça de reaplica-lo a cada 2 horas ou após banhos de mar ou piscina, ou suor excessivo.

Durante a festa

» Beba bastante água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração.

» Não fique mais que três horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas, ou então sucos. Evite o consumo de alimentos gordurosos, que são de difícil digestão e dão a sensação de estômago pesado e de moleza.

» Na parada para o almoço ou o lanche, observe as condições de higiene do local onde o alimento está sendo preparado, exposto e servido.

» Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e intercale com água e alimentos para retardar o efeito do álcool.

» Use camisinha em toda e qualquer relação sexual. Ela continua sendo o método mais eficaz de prevenção contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, como alguns tipos de hepatites e a sífilis.

» Para evitar acidentes com a rede elétrica, não use serpentinas e confetes metalizados e não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

Vai viajar?

» Tenha um kit de primeiro socorros. Alguns itens importantes como repelente, termômetro, curativos básicos, gaze e antisséptico não podem faltar. Além disso, se você utiliza algum medicamento de uso controlado, não se esqueça de levar sempre uma receita médica.

» Esteja atento às doenças comuns ou notificadas na área visitada e se informe sobre a possível necessidade de ser vacinado.

» Em caso de febre, mal-estar, dor de cabeça ou dor no corpo, náusea, vômito, diarreia ou manchas no corpo, procure imediatamente o serviço de saúde.

» Na hora de nadar, procure sempre um local conhecido, onde existe a presença de salva-vidas ou o Corpo de Bombeiros, e evite nadar sozinho. Não se afaste das margens e não tome bebida alcoólica antes de entrar na água. Além disso, evite saltar de estruturas elevadas, como pedras, pontes ou árvores.Aids 2